Ninh Binh para Hài Phong

Acorda-mos bem cedo, ainda antes do nascer do sol, que por estes lados é por volta das seis da manhã, para iniciar-mos a nossa viagem com destino a Hài Phong, onde apanharíamos o barco para a ilha de Cát Bà, para daí visitarmos a baía de Halong. O recepcionista do hotel tratou de tudo para chegar-mos a Hài Phong, a troco de uma pequena comissão, ficando por 50.000 VND por pessoa.

Após o pequeno almoço, aguarda-mos pela chegada de um autocarro publico que nos apanhou à porta do hotel, onde o ajudante do motorista (aqui no Viet Nam são sempre pelo menos duas pessoas por autocarro) recebeu instruções do rapaz do hotel relativamente ao nosso destino.

A viagem foi calma, através de zonas rurais intercaladas com zonas urbanas, nas não se vislumbrando nada de particularmente diferente de qualquer outra estrada vietnamita por onde andamos. Mais uma vez éramos os únicos ocidentais. Pelo caminho fizemos uma paragem, junto a uma oficina à beira da estrada, para troca de um pneu, tendo esta operação sido feitas sem que fosse necessário os passageiros saírem do autocarro.

A meio do percurso, disseram-nos (por gestos, claro!) que tínhamos mudar de autocarro. Assim quando saímos encontrava-se um senhor que recebeu ordens e um pagamento do ajudante de motorista para nos levar ao nosso destino. Assim na berma da estrada, algures, à espera não percebemos bem do quê, mas que nos levaria até Hài Phong …. Mais detalhes era impossível de obter por ninguém falava inglês e assim confiamos na sorte e no facto de que ao longo destes dias no Viet Nam as coisas terem sempre funcionado, apesar de não percebemos como!!!

Assim lá embarcámos num outro autocarro, juntamente com o nosso “guia” que nos levaria ao porto de Hài Phong, Ben Binh Ferry Station, onde iríamos apanhar o barco para Cát Bà. A dada altura do percurso demos pela falta do nosso “guia” pelo que tivemos que confiar na no esquemático mapa que dispunha-mos e na nosso intuição para percebermos onde teríamos que sair.

Sem comentários:

Enviar um comentário