Hà Nôi

O centro da cidade de Hà Nôi é dominado pelo lago Hoan Kliem que para além de servir de ponto de referência a quem vagueia pela cidade, é local de passeio para os habitantes, sendo frequente encontrar pessoas a fazer ginástica, thai chi ou a correr nas imediações. Apesar do intenso tráfego das avenidas que o circundam é um agradável local para ver o pôs do sol, enquanto se observa o quotidiano da cidade.
Mas sem duvida que o local onde nos demorámos mais foi o Old Quarter situado a norte do lago, com um ambiente menos cosmopolita mas mais genuíno.

Almoço no restaurante little Hanoi (the original)

Um pouco ao acaso, enquanto vagueava-mos pelo Old Quarter encontramos um simpático restaurante de comida tradicinal vietnamita: little Hanoi (the original)... sim, porque existe outro com o mesmo nome mas muito mais caro. A comida é excelente, o ambiente é calmo e tem uma boa decoração. Gostamos tanto que fomos lá várias vezes. Esperimentámos várias coisas, spring rolls, porco frito com sésamo, tofu com molho de peixe e beringela salteada com alho. Este último prato é uma verdaderia delícia, tendo-se tornado uma escolha obrigatória em cada visita que fizemos. Cada refeição fica em cerca de 140.000 VND (cerca de 7€), constituida por três pratos e cerveja; nunca comemos sobremesa no vietnam, assim como entradas.

Restaurante little Hanoi (the originl): 9, Ta Hien st.
Lady Bird: 57, Hang Buom st.
the Real Kangoroo Café: 18, Bao Khanh st.

Mercado Dong Xuan

Cartazes politicos

É facil encontrar lojas que vendam réplicas de cartazes politicos do tempo do Ho Chi Minh, mostrando que a iconografia comunistas está a ser fortemente aproveitada na economia capitalista que caracteriza home o Viet Nam.
Em Há Nôi podem-se encontrar muitas livrarias, algumas até especializadas em arte e arquitectura, em especial ao longo da Rua Trang Tién, no lado sul do Lago Hoan Kiem.
Mas que nos cativou foi uma pequena loja, que descobrimos a caminho do Tempo da Literatura. Bookworm. É especializada em livros em inglês, tanto novos como em segunda mão, tendo uma muito boa secção de livros sobre viagens. Os preços não são acessiveis considerando o nivel de vida no vietnam, mas para ocidentais vale bem a pena.
Bookworm: 4b, Phô Yên Thê

Não foi nada facil encontrar esta livraria, pois situa-se num beco, que não vem identificado na maior parte dos mapas, perpendicular à Rua Nguyen Khuyên.

Restaurante de rua, na Thuât Hàng, Old Quarter

Este foi mais um jantar tipicamente vietnamita, em cadeiras minusculas e com a mesa mais baixa que os joelhos. Escolhemos este restaurante, entre muitos outros que se podem encontrar no Old Quarter, porque estava cheio de gente e a comida era feita na rua, mesmo ao pé de nós, por robustos cozinheiros que manobravam agilmente pesadas frigideiras e woks.

Tentámos lá voltar, desta vez para almoçar, mas depararámo-nos com uma loja que nada tinha a ver com comida. Aqui no vietnam é frequente o mesmo mesmo espaço ter várias utilizações: de manhã pode ser uma pequena cozinha, improvisada para servir o phó do pequeno almoço, mais tarde transformar-se numa loja de artigos tradicionais para turistas, e à noite surgirem no mesmo local mesas onde se pode jantar.

Também encontramos um bar de Reggae, o Roots Bar, situado na zona do Old Quarter. Chegámos ainda muito cedo, para beber uma cerveja, e estava ainda vazio, mas deu para matar saudades do reggae.
Roots Bar
2, Luong Ngoc
Hoan Kiem.

No cruzamento da Luong Ngoc com a Ta Hiên, podem-se beber cervejas muito mais baratas (a 4.000 DNV, o que é cerca de 0.16€) de que em qualquer outra zona da cidade, pelo menos é a fama que têm estas pequenas lojas, onde pouco mais cabe um barril metálico, de onde é retirada a cerveja, particamente sem pressão, que é consumida essencialmente por ocidentais, que se sentam em pequenas cadeiras que aos poucos vão ocupando a rua, em especial à noite.
Constantemente passam vendedores ambulantes de fruta e de todo o tipo de artigos, geralmente em bicicletas ou trasnportando a mercadoria ao ombro, em cestos pendurados nos extremos de uma vara de bambú. Vende-se de tudo, sendo cada um dos vendedores especializados num tipo de artigos: cestas e chapéu de bambo, pásticos e alguidares, roupa para crinaça, chinelos, luvas e mascaras que as mulheres vietnamitas usam para se proteger do sol....

Uma das coisas curiosas no Old Quarter é a forma como o comercio está organizado, desde à longa data encontrando-se um determinado tipo de comercio praticamente todo concentrado na mesma rua. Assim na rua Heng Gai encontram-se essencialmente lojas de sedas e muito alfaiates: na Hang Dão dominam as sapatarias; na Hanhg Duong encontram-se lojas de roupa...
Numa dessas ruas encontramos diversas lojas de carimbos de madeira feitos à mão, com os mais diversos motivos, desde os temas tradicionais chinesas com dragões e motivos vegetais, até aos signos do horóscopo chinês e a desenho da Kitty... há de tudo um pouco. Pode-se mandar gravar o texto o encomendar um desenho, que o carimbo encontra-se pronto passados poucas horas. Nós escolhemos um leão com as letras “master connection”!!

Stamp Shop
5E Dinh Liet Strs

Para além do Little Hanoi, fomos a mais dois outros restaurante (isto antes de termos percebido que este era o melhor....).
No restaurante Ladybird, referenciado no guia e servindo prato tradicionais da cozinha vietnamita, encontra-mos um espaço agradável, com varanda, onde o melhor foram os spring rollls e onde também provamos um prato de pato. Enquanto comíamos a dona do restaurante ia observando a clientela, enquanto descalça, bebericava um cocktail. Não sendo mau, também não recomendamos.

Restaurante Ladybird
57,Hang Buom Street
Há Nôi
(84-4) 382 84 619

No ultimo jantar que fizemos em Hà Nôi, escolhemos o Kangaroo Café, o Real Kangaroo Café, propriedade de australianos, que constatámos encontrar-se também em diversos guias que foi comprovado pela maciça presença de ocidentais. Anuncia-se como restaurante de cozinha tradicional vietnamita, mas também se pode encontrar hambúrgueres com batatas fritas. O que é garantido é a cerveja, que aqui é realmente fresca o que não é fácil de encontrar na maior parte dos sítios.
Para além de comida também é possível organizar excursões e passeios para todos os locais turísticos do Viet Nam. Pelo que percebemos existem muito outros locais que usam este conhecido nome para promoverem circuitos de fraca qualidade o que deixou uma marca profunda no espírito dos proprietários deste espaço, que se assemelha muito a uma mania da perseguição.... daí o nome “real” aparecer sublinhado nos cartões de visita e por todas as paredes se verem avisos para não nos deixarmos enganar por excursões baratas e sem qualidade...uma seca!
A comida estava boa, que é o que interessa.