Perto da hora do almoço, fazendo um intervalo no passeio turístico, rumámos em direcção ao mercado local, onde nos sentimos novamente o tradicional fervilhar da vida Viet Nam. Dada a proximidade do rio, domina o peixe fresco, das mais variadas espécies, desconhecidas para nós. Aproveitámos para provar o ananás, bem mais pequeno do que os que estamos habituados, vendido descascado de forma elaborada, quase artística, criando um efeito tipo espiral.
Tofu
Noodles
Rio Thu Bon
Aproveitámos para almoçar no mercado numa banca de street food por 60.000VND (isto depois de negociado, porque o preço inicial foi de 1000.000VND; mesmo assim pagámos mais do que o normal). Após escolhermos o que iria se o nosso almoço, entre uma grande variedade de noddles, tofu recheada, vegetais cozidos ao vapor, spring rolls (vegetais ou camarão enrolados em folha de papel de arroz)... mais o clássico arroz cozido, sentámo-nos por perto para desfrutar a refeição.
Enquanto comíamos fomo-nos parecendo das condições de higiene do local: o chão estava imundo, encontrando-se baratas e outras insectos mortos, a água que se encontrava num garrafão era bebida em canecas que depois era mergulhadas numa bacia de água, sem lavagem, até próxima utilização, os talheres que nos deram (apesar de termos optado pelos pauzinhos) encontravam-se com restos de comida agarrada.... apesar de tudo a comida estava boa e não desanimamos.
O pior foi no dia seguinte, quando começaram as cólicas e a diarreia.... felizmente, sem consequências de maior para além de um jejum de um dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário