Após os dias de trekking pelas montanhas de Sapa e a visita ao mercado de Bac Ha, estavamos prontos para regressar a Ha Noi. Assim deixaram-nos na vila de Lào Cai, de onde partiria o comboio com destino a Há Nôi. Como estavamos no ultimo dia de um fim de semana festivo, só conseguimos lugar no comboio das 21.40h, o que implicava uma espera de 5 horas.
Após termos relaxado e refrescado um pouco num restaurante perto da estação, onde deixamos as nossas malas guardadas, fomos dar uma volta pela vila, para constatar-mos o que já suspeitavamos: não havia nada para fazer nem para ver. Assim não nos restou mais alternativas do que regressar ao poiso inicial e ficar pela esplanada intercalando cervejas com comida.
Rapidamente constatámos que não eramos os únicos nessa situação!
Enquanto esperáva-mos aproveitámos para apreciar melhor o ritmo e o quotidiano da população: o vai-e-vem de vendedores ambulantes, a preparação da comida na rua, a organização de um banquete de casamento, o ir e vir de turistas, o entardecer, os luzes dos paineis publicitários a acenderem-se, o regresso das aves aos ninhos....
Enquanto esperávamos na esplananda fomos abordados diversas vezes por sapateiros ambulantes, que apontavam insistentemente para os nossos sapatos cheios de lama; por 20.000 VND (o preço de duas águas de litro e meio) os nosso sapatos foram escrupulosamente lavados e esfregados, tanto por cima como por baixo! Ficaram como novos!!!
No comboio de regresso a Hánôi
A viagem de regresso a Há Nôi foi bastante calma. Após a confusão inicial em que parece que ninguem se entende com os lugares que vai ocupar, verificando-se muitas mudanças de lugar e verificações de bilhetes, a viagem decorreu bem apesar do comboio não ser tão confortável como o que nos levou para Sapa.
Neste comboio só viajavam vietnamitas, e tivemos a sorte de calhar com uma familia relativamente sossegada.
Sem comentários:
Enviar um comentário