À chegada, fomos surpreendidos pela frondosa vegetação que cobre a montanha e pela calma que percorre o local, criando um intenso contraste com o som dos artesãos que nas oficinas circundantes esculpem o mármore.
Logo de inicio, fomos abordados por duas crianças vietnamitas com o intuito de nos venderem incensos, pois é frequente os crentes acenderem paus de incenso junto aos vários locais de oração. Dada a simpatia dos miúdos, não resistimos. Acabaram por ser os nosso guias indicando-nos o caminho e o numero de incensos que devíamos acender em cada altar. No fim pediram gorjeta mas optámos por comprar mais umas embalagens de incenso (10.000 VND cada).
Durante mais de três horas deambulamos por templos e por grutas onde se anichavam pequenos altares repletos de diversas imagens de Buda, placas com caracteres chineses gravados contendo orações e potes onde se podiam colocar os incensos a queimar.
Algumas destas grutas encontram-se iluminadas por aberturas naturais no topo, através das quais os raios solares entram incidindo sobre o fumo deixado pelos incensos a queimar, contribuindo para a atmosfera mística que se sente ao entrar nestes locais, envolvidos no silêncio das orações.
Do vasto complexo de templos da montanha de Thuy Son, a principal das cinco que compõem as Marble Mountains, o que se destaca é Huyên Không Cave e a Tàng Chon Cave.
Do vasto complexo de templos da montanha de Thuy Son, a principal das cinco que compõem as Marble Mountains, o que se destaca é Huyên Không Cave e a Tàng Chon Cave.
Para além das grutas e dos templos, a visita à montanha Thuy Son, constitui um agradável passeio e permite excelente ponto de vista tanto para o lado do mar, onde se observa o extenso areal de China Beach, como para o lado oposto, dominado por de campos de arroz.
É conveniente levar lanterna pois não existe iluminação eléctrica nas grutas e nem todas têm entradas de luz natural; muitos dos sítios por onde andamos foram explorados literalmente às apalpadelas.
Sem comentários:
Enviar um comentário