Mercado de Vinh Long

A melhor parte da cidade é o mercado e as ruas circundantes repletas de vendedores tanto de produtos alimentares como de todo o tipo de artigos. Uma coisa curiosa no Viet Nam é que cada vendedor ou loja somente comercializa um tipo especifico de produto: se vende incenso só tem incenso, se vende camarão seco, só tem camarão seco, se vende laranjas, só tem laranjas….

Este fui o primeiro contacto com um mercado vietnamita. Ficámos surpreendidos com a variedade de produtos, em especial de legumes que se vendem por aqui, muito deles completamente desconhecidos para nós, mas que dão uma clara imagem da importância dos vegetais na alimentação vietnamita. A parte mais impressionante é a vende de animais: de uma forma geral, são vendidos vivos, tanto o peixe, o marisco, as aves, os porcos, as cobras….

É um ambiente vibrante, tanto de cores, como de cheiros, acompanhado constantemente pelo soar de uma língua que não entendemos.

Apesar de sermos os únicos estrangeiros naquele sitio, somente recebia-mos alguns olhares de curiosidade e por vezes alguns sorrisos, sem que isso provocasse qualquer interferência na rotina do mercado. De uma forma geral não se nota nos vietnamitas uma recepção muito calorosa, parecendo até que são indiferentes á nossa presença quando no fundo estão atentos, não se esquecendo, por exemplo, de nos avisar da paragem quando temos que sair de um autocarro ou de um comboio.


No interior do mercado encontram-se essencialmente artigos de mercearia; arroz, sal, peixe seco no meio de uma infinidade de tipos de massas (noddles) tanto secas como frescas.

Sem comentários:

Enviar um comentário